30 de novembro de 2011

Por dentro de Londres 2012

Com o intuito de conhecer melhor as experiências de outros países na realização de Jogos Olímpicos e as implicações para o turismo, trago um pouco mais sobre o que está programado na agenda do Reino Unido.


A TOCHA OLÍMPICA


Um dos ápices para a cidade e país que recebe os Jogos, o revezamento da tocha olímpica marca um momento importante na programação oficial do evento. Tem o objetivo de expressar os ideais olímpicos de paz, amizade e união por meio do esporte e da chama olímpica. A mobilização nacional em torno do revezamento tem grande impacto na população o país que sedia os jogos.
No caso do Canadá, nos Jogos de Inverno de 2010, o sentimento de união e orgulho nacional representou um legado para a nação, sua diversidade e a união de seu povo.
Para os Jogos Londres 2012, o roteiro anunciado para o período de 19 de Maio a 27 de Julho de 2012 terá um roteiro de celebração da cultura local, paisagens deslumbrantes e envolverá as áreas urbanas de cerca de 1.000 cidades, vilas e povoados.
Serão cerca de 8.000 paradas com o envolvimento de 95% da população do território.
A cobertura de imprensa, as celebrações locais e a presença da população serão divulgadas pelo mundo, contribuindo para um maior conhecimento de todos os recantos e valores do país e seu povo.
Um mapa interativo permite conhecer o roteiro, a agenda, os eventos e leva as pessoas a buscar o lugar mais próximo à sua moradia para acompanhar a tocha.
Veja o vídeo animado sobre o revezamento da tocha, muito bom !  http://www.london2012.com/videos/2011/olympic-torch-relay-route-animation.php

22 de novembro de 2011

Dados do turismo brasileiro: outubro 2011

Uma breve análise sobre os últimos dados sobre o turismo brasileiro até Outubro de 2011:
Os desembarques em vôos nacionais cresceram 7,3% no mês de Outubro/2011 em relação ao mesmo mês do ano passado, já o acumulado no ano mostra um crescimento de 17,4% das viagens de avião dentro do país de Janeiro a Outubro. Quando se trata das chegadas internacionais, o mês de Outubro registrou um aumento de 10% e o acumulado de Janeiro a Outubro de 15,3%.
Um dado surpreendente é o dos gastos dos brasileiros no exterior, que estagnou em Outubro, +0,7% ( mesmo com um crescimento acumulado no ano de quase 35%), ao contrário do gasto dos estrangeiros no Brasil que apresentou um aumento de 21% em Outubro com um acumulado desde Janeiro de 16%.

19 de novembro de 2011

Eventos esportivos e eventos

Essa semana, dia 22/11, teremos um evento na FECOMÉRCIO/SP para conhecer melhor as oportunidades que os grandes eventos esportivos trazem para o setor de viagens e turismo, em especial para o segmento de eventos.
Vamos ter um foco maior na Copa do Mundo FIFA 2014, conhecer sua organização, funcionamento, e debater as possibilidades de negócios além da realização direta do evento. Vamos ver como cada etapa do mundial acontece, os diferentes clientes que passarão pelo país, compreender o comportamento de torcedores, equipes e da imprensa. Além disso, o que pode acontecer em termos de eventos paralelos, entretenimento, roteiros integrados e viagens entre intervalos de jogos e mesmo depois de cada etapa do campeonato.
Antes e depois dos grandes eventos, outros tantos eventos irão acontecer no Brasil. A grande exposição de imagem e a aproximação das datas de realização da Copa e dos Jogos Olímpicos trarão não somente outros eventos esportivos, mas eventos de diversas modalidades.
Conhecer experiências de outros países, entender melhor como será a experiência brasileira e olhar além dos eventos é também um desafio que acompanha realizar esses mega acontecimentos com profissionalismo e uma ampla visão das possibilidades de negócios.
Se quiser saber mais e inscrever-se: http://www.fecomercio.com.br/?option=com_eventos&view=interna&Itemid=11&id=4562 

14 de novembro de 2011

Da Rocinha para o mundo


A ação das forças de segurança na retomada da Favela da Rocinha no Rio teve grande repercussão na imprensa internacional.
O tema da segurança sempre foi o mais difícil quando se trata de promover ou falar do Brasil no cenário internacional. Durante muitos anos, eram poucos os argumentos ou informações que podiam ser dadas sobre o assunto, agora existem fatos objetivos e que podem trazer benefícios reais à população carioca e à percepção que o mundo tem de nosso país.
A imprensa mundial, com especial destaque para a América do Sul, Europa e Estados Unidos deu grande destaque à ocupação da Rocinha, mostrando que a retomada trará melhores condições de vida às comunidades e também dando grande destaque aos Jogos Rio 2016 e ao Mundial de Futebol de 2014.
Para se ter uma idéia de quanto esses fatos são importantes para a imagem do país, o assunto foi capa do The New York Times e manchete em jornais como o The Independent e Le Monde. A CNN e a BBC também exibiram imagens de como funcionou a operação.
Nesse momento, é importante repercutir os resultados da operação, mostrar as mudanças realizadas em outras áreas da cidade e como um tema tão importante para os brasileiros e para a imagem do Brasil apresenta mudanças profundas.
Esses fatos são muito importantes para o turismo brasileiro, irão contribuir para melhorar a percepção mundial e terão sempre mais repercussão na medida que os grandes eventos esportivos se aproximam. Aqui está a prova de que eventos como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos são oportunidades para mostrar mais sobre o Brasil ao mundo.

11 de novembro de 2011

Marca 'Brasil' sobe dez posições em ranking de consultoria - BBC Brasil 11/11/11


O Brasil subiu dez posições em um ranking elaborado por uma consultoria que avalia a força da "marca" de cada país no exterior. O ranking Country Brand Index (CBI), da consultoria em marcas FutureBrand, busca avaliar como cada país é visto por pessoas no exterior. O estudo leva em consideração as percepções em 113 países.
No ranking de 2011, divulgado nesta sexta-feira (11), o Brasil ocupa a 31ª posição em uma lista de 113 nações. Entre os 50 países do topo da lista, o Brasil foi o que mais cresceu no ranking. Na América Latina, o Brasil fica atrás apenas da Costa Rica, que está em 24º lugar. No ranking anterior, de 2009, o Brasil ocupava a 41ª posição.
Os fatores levados em consideração no estudo são qualidade de vida, a facilidade de se fazer negócios, turismo e cultura. Além disso, um dos indicadores – chamado de "valores" – avalia a percepção que estrangeiros têm sobre cada país nos quesitos liberdade política, tolerância, sistema jurídico, liberdade de expressão e consciência ambiental.

"Estrela ascendente"

De acordo com a FutureBrand, a percepção dos estrangeiros sobre o Brasil melhorou em relação a consciência ambiental, qualidade de vida e facilidade de se fazer negócios.
Na parte do estudo sobre turismo, o Brasil ficou em segundo lugar em uma lista das melhores praias (atrás da Austrália) e terceiro lugar no ranking de vida noturna (atrás de Estados Unidos e Grã-Bretanha), segundo a opinião dos estrangeiros.
O estudo também destaca a posição do Brasil entre outros países emergentes. "A Índia [em 29º lugar] lidera os Brics em percepção geral da marca do país, mas o Brasil é a estrela em ascensão do grupo", afirma o relatório da FutureBrand. "Depois de garantir a Copa do Mundo Fifa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, a posição do país no ranking geral saltou dez posições, tornando o Brasil uma estrela ascendente no índice geral."
"Crescimento forte e altos juros tornaram o Brasil atraente a investidores, com grandes fluxos de capital tendo contribuído para uma rápida valorização do real. Ao contrário da China, o Brasil conseguiu também melhorar em outras dimensões do ranking, como turismo, com uma subida de 30 posições neste ano."
As dez "marcas" mais fortes, segundo o ranking da FutureBrand, são, na ordem, Canadá, Suíça, Nova Zelândia, Japão, Austrália, Estados Unidos, Suécia, Finlândia, França e Itália.
Os pesquisadores ouviram 3.500 viajantes - entre turistas e empresários - e receberam informações de 102 especialistas e 14 pesquisas de mercado. A maior parte da pesquisa foi realizada em julho deste ano.
A consultoria FutureBrand é parte do McCann Worldgroup, que possui agências de publicidade em diversas partes do mundo.

Fonte: BBC Brasil

9 de novembro de 2011

Mais sobre turismo na feira de Londres (áudio)

Quer saber um pouco sobre o que está acontecendo na feira de turismo WTM em Londres?

Clique aqui e ouça o podcast

8 de novembro de 2011

BRICs falam de turismo

Amanhã, durante a programação de eventos da WTM 2011 - World Travel Market, estarei participando do painel sobre os BRICS.
O debate será em torno do crescimento econômico dos países emergentes, o impacto do turismo no PIB dos países, as previsões de modernização da infraestrutura e dos serviços turísticos e as áreas estratégicas para o desenvolvimento do turismo.

Veja quem participa

APRESENTADOR: Stephen Sackur, apresentador da BBC World News
PALESTRANTES:
- Subodh Kant Sahay, Ministro do Turismo da India
- Jeanine Pires, Diretora da PIRES & Associates, Presidente do Conselho de Turismo da FECOMERCIO in São Paulo, ex-Presidente EMBRATUR
- Sergey Stanovkin, Diretor, Dars Consulting, Moscou
- Marthinus van Schalkwyk, Ministro do Turismo da África do Sul
- Adam Wu, CEO, China Business Network

7 de novembro de 2011

Indústria do turismo mundial está em Londres

A WTM - World Travel Market começa hoje em Londres. Concordo que é um dos eventos, se não, o evento mais importante de turismo. Uma combinação de exposição, reuniões de negócios, painéis e seminários e outras atividades focadas no profissionalismo e negócios.

Mais do que uma feira, a WTM conseguiu sob a liderança de sua CEO Fiona Jeffery, transformar-se com criatividade e eficiência. Cerca de 189 países estão presentes, compradores convidados e lideranças que participam de eventos e debates sobre novas tecnologias, distribuição, tendências de mercados emissores e, especialmente esse ano, alguns painéis sobre mercados emergentes e sobre impacto dos Jogos Olímpicos no turismo.

Estaremos acompanhando alguns debates e participando da sessão dos BRICs, junto com a Índia, China, Rússia e África do Sul. Esse painel trará um perfil do crescimento desses países, o impacto do setor de viagens e turismo do PIB, as transformações de infraestrutura e transportes e ainda tratará sobre as áreas estratégicas de crescimento do turismo. Mais novidades sobre esse painel na quarta-feira à tarde.

Se você quiser saber mais sobre a WTM veja o em   www.wtmlondon.com

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger