28 de dezembro de 2011

Os posts mais lidos de 2011

Seguem abaixo os cinco posts mais lidos em 2011 na preferência dos seguidores e leitores. Os links estão abaixo para conferir.
Qual o post que você mais gostou ?

1. Não é dinheiro, estúpido - Nizan Guanaes http://jeaninepires.blogspot.com/2011/02/nao-e-dinheiro-estupido-nizan-guanaes.html

2. Plano Aquarela 202o http://jeaninepires.blogspot.com/2011/01/plano-aquarela-2020-seus-principais.html

3. Turismo  e Talentos para a Década http://jeaninepires.blogspot.com/2011/04/turismo-e-talentos-para-decada.html

4. E a Indústria de Eventos em 2020 ? http://jeaninepires.blogspot.com/2011/07/e-industria-de-eventos-em-2020.html

5. A Marca Brasil http://jeaninepires.blogspot.com/2011/02/marca-brasil-texto-2.html

Aumenta gasto dos portugueses no Brasil - PRESSTUR


Portugueses aumentam gasto turístico no Brasil
em 10,1% no mês de Outubro
Presstur 28-12-2011 (16h29)
O Brasil foi um dos destinos onde os portugueses mais aumentaram a despesa em viagens e turismo em Outubro, de acordo com dados do Banco de Portugal recolhidos pelo PressTUR, segundo os quais neste mês a despesa turística dos portugueses no Brasil aumentou 10,1% e atingiu 6,2% do total de gastos dos portugueses em viagens e turismo no estrangeiro.
Outubro, porém, não é exemplo do andamento do ano, pois nos dez meses desde o início de 2011, verifica-se um decréscimo de 8,3% na despesa dos portugueses em viagens e turismo no Brasil face a um ligeiro aumento em 0,7% do gasto total em viagens e turismo no estrangeiro.
No entanto, como se pode ver pelos mesmos dados, essa queda centrou-se no segundo trimestre do ano, durante o qual houve uma forte valorização do real e em Portugal viveu-se a crise da queda do Governo de José Sócrates e a convocação de eleições antecipadas.
O segundo trimestre saldou-se assim numa queda em 27,5% da despesa dos portugueses em viagens e turismo no Brasil, quando no primeiro trimestre até tinha havido um aumento ligeiro, em 3,9%, e no terceiro houve uma queda ligeira, em 1,4%.
Os dados do Banco de Portugal mostram que o Brasil se tem mantido nos últimos anos como o principal destino de longo curso em despesa turística dos portugueses, tendo representado 6,2% da despesa total do ano de 2010, com 182,66 milhões de euros, não só mais 18% ou mais 27,8 milhões de euros que em 2009 (ano da crise económico-financeira mundial), como também mais 6,2% ou mais 10,7 milhões que em 2008.
No primeiro trimestre deste ano essa tendência manteve-se, com um aumento do gasto dos portugueses no Brasil em 1,6 milhões de euros, para 43,7 milhões, o que equivaleu a 6,2% do total de gastos turísticos dos portugueses neste período.
A média do ano (Janeiro a Outubro), porém, está em 5,5%, menos 0,5 pontos que no período homólogo de 2010, pela evolução verificada no segundo trimestre, em que houve uma queda da despesa turística dos portugueses no Brasil em 14,9 milhões, para 39,3 milhões, e a “fatia” do destino baixou para 4,9%.
No terceiro trimestre, com uma quase estagnação (-1,4% ou menos 0,56 milhões, para 39,5 milhões), o Brasil recuperou relativamente ao trimestre anterior, tendo sido o receptor de 5,1% dos gastos turísticos dos portugueses.
Outubro voltou a ser um mês de recuperação, mas sem evitar que o Brasil no conjunto dos dez meses desde o início de 2011 tenha uma quota menor do gasto turístico dos portugueses.
Neste período, o gasto total dos portugueses em viagens e turismo no estrangeiro está em 2.511,4 milhões de euros, +0,7% ou mais 17,6 milhões que há um ano, e a despesa no Brasil está em 137,5 milhões, menos 8,3% ou menos 12,4 milhões que há um ano, pelo que a sua quota tem um decréscimo de 0,5 pontos, para 5,5%.
Os dados do Banco de Portugal mostram que uma evolução semelhante verifica-se com os Estados Unidos, que também tem uma queda de 0,5 pontos da quota da despesa turística dos portugueses, para 4,8%.
Os portugueses despenderam nos Estados Unidos de Janeiro a Outubro o montante de 119,86 milhões de euros, menos 9,5% ou menos 12,5 milhões que há um ano, com quedas de 5% no primeiro trimestre, 20,2% no segundo, 3,1% no terceiro e 4,9% no mês de Outubro. 

26 de dezembro de 2011

Veja as fotos mais recentes dos Jogos Londres 2012

Jogos Olímpicos e seus pictogramas


Os Jogos Olímpicos, em suas edições através dos tempos têm desafios de criar pictogramas que representem as diferentes modalidades olímpicas.

Encontrei esse interessante vídeo do New York Times fazendo um histórico e uma análise desses pictogrmas ao longo das edições olímpicas.


23 de dezembro de 2011

Turismo é setor que bate recorde de arrecadação no Brasil - (Áudio)

Amigos, confiram a entrevista que dei à radio CBN nacional sobre o recorde de gastos dos estrangeiros no Brasil.

 

20 de dezembro de 2011

5,4 milhões e 6,7 bilhões: Turismo em 2011



Com esses números, 5,4 milhões de visitantes estrangeiros e 6,7 bilhões de dólares em entrada de divisas o Brasil deve fechar o ano do turismo receptivo em 2011.

    Ambos são recordes históricos, mostrando o crescimento do turismo Brasileiro no cenário internacional conforme as estimativas da OMT - Organização Mundial de Turismo. O Brasil lidera o crescimento da América Latina também na geração de empregos diretos e indiretos, onde o país ocupa o quinta lugar no ranking mundial.
    O cenário é de comemoração pelos resultados alcançados, fruto de uma nova realidade do setor no cenário local e nacional e dos resultados gerais da economia nacional; esses últimos condição indispensável para o desenvolvimento do turismo. Para 2012, o setor de viagens e turismo deve continuar crescendo, possivelmente a ritmo um pouco menor devido ao cenário internacional.
   Bons resultados do mercado doméstico e internacional também servem para uma reflexão sobre a qualidade de produtos e destinos. Servem para reunir mais esforços no sentido de tornar o Brasil um país mais competitivo e competente no turismo.

19 de dezembro de 2011

EMBRATUR comemora 5,4 milhões de estrangeiros


RUMO AOS 10 MILHÕES - MOMENTO HISTÓRICO PARA O TURISMO BRASILEIROS
Pela primeira vez é registrada a entrada de 5,4 milhões de turistas estrangeiros em apenas um ano no Brasil

Hoje o Brasil comemora um novo recorde no turismo internacional. Serão mais de 5,4 milhões de turistas estrangeiros no país somente em 2011, um número inédito que consolida o bom momento do turismo no Brasil. Além de ser um recorde, essa marca atingiu a meta prevista para 2011 e indica que, se o ritmo de entrada no for mantido, o Brasil estará, em breve, em um novo patamar no cenário internacional.

“O Brasil está no centro das atenções de todo o mundo, a Copa do Mundo FIFA e os Jogos Olímpicos nos trouxeram uma grande visibilidade, que contribui para que as políticas de promoção fossem mais efetivas”, afirmou Flávio Dino, presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). Para ele, o cenário irá evoluir e consolidar o país como um dos grandes receptores de turistas do mundo. “Foi o melhor ano para o turismo em nossa história, crescemos acima da média mundial e consolidamos uma posição expressiva em nossa economia. Estamos evoluindo. Essa marca é prova concreta desse avanço e vai auxiliar a encurtar o caminho para chegarmos à meta de 10 milhões”.

Para celebrar junto aos principais atores desse momento, os turistas internacionais, a Embratur fez uma recepção especial hoje (19), no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro (RJ). O grupo de turistas que desembarcou pela manhã, em um voo vindo de Atlanta, pode presenciar um show de bailarinos brasileiros e uma performance de cantores, como Fernandinho Beat Box, que faz sons semelhantes a instrumentos musicais com a boca.

Também houve distribuição de lembranças com as cores e a Marca Brasil. O casal Cherie e Robert George, da Georgia (EUA), selecionados para representar a marca 5,4 milhões, ficaram impressionados com a recepção. “Estou muito honrada em participar desse recorde”, disse Cherie. Já Robert não acreditava que sua primeira visita ao Brasil seria tão importante. “É serio isso? Essa festa é para nós?”, indagou Robert.

O casal símbolo desse momento veio para visitar o Rio de Janeiro e Salvador, dois conhecidos destinos de Sol e Praia, segmento que mais atrai visitantes internacionais ao Brasil. “Quero conhecer Copacabana”, disse Cherie, confirmando as estatísticas com um boné do Brasil na cabeça. Ela também lembrou de outro atrativo que deseja conhecer: “o Cristo”, disse com sotaque americano. Antes de saírem do aeroporto, Robert agradeceu a festa e disse que estava muito empolgado com a chegada ao país.

Robert e Cherie são personagens dessa festa, que também é de todos os brasileiros, e integram o grupo de turistas norte-americanos, os segundos da lista do ranking de entrada de turistas no Brasil. Só em 2010, foram mais de 620 mil visitando nosso país e com certeza há vários outros no total de 5,4 milhões que comemoramos hoje.

Segundo Dino, esses indicadores favoráveis derivam do notável esforço dos empresários e profissionais do turismo, associado aos programas dos governos federal, estaduais e municipais, que vêm investindo crescentemente em infraestrutura e promoção turística. ”Obviamente, essas ações seriam inócuas se o nosso país não estivesse navegando nas águas turbulentas da crise mundial com alta visibilidade e grande peso político”, ressaltou.

“É hora de superar os entraves e caminhar com firmeza para a marca dos 10 milhões de turistas estrangeiros, pautando o tema da competitividade de nossos destinos e produtos turísticos como uma questão nacional”, afirma o presidente da presidente da Embratur. “Qualidade e preço são debates fundamentais”.



Assessoria de Comunicação da Embratur
(61) 2023-8517 / (61) 2023-8569
19/12/2011

15 de dezembro de 2011

Por dentro de Londres 2012 - Ingressos


Os Jogos Olímpicos Londres 2012 terão 6,6 milhões de ingressos à venda. Desde março as entradas para assistir às competições estão à venda com preços de variam de 20 até 2.012 libras ( algo entre 54 e 5.400 reais ).
Até agora os ingressos já renderam cerca de 527  milhões de            libras ( 1,5 milhões de reais ) e outras 130 milhões de libras devem ainda ser arrecadas com a venda dos ingressos disponíveis.



O Diretor Executivo de Londres 2012, Paul Deighton disse que cerca de 25% do orçamento dos jogos deverá ser pago com as vendas de ingressos.

No Brasil, os Jogos Rio 2016 terão 6 milhões de ingressos à venda, ao preço médio de 36 dólares, e existirão valores que variam de 10, 20 ou 30 dólares, dependendo das competições ou do local para assistir às competições.

FALTAM 1.695 dias para os Jogos Rio 2016

14 de dezembro de 2011

Anúncios sem autorização

Amigos seguidores, informo que os anúncios publicados no blog Jeanine Pires não foram autorizados e já foram devidamente excluídos. Tenho como princípio manter o conteúdo de opiniões, informações e troca de idéias, sem objetivos comerciais.
Peço desculpas pelo incômodo.

Jeanine Pires

BRICS e expansão econômica

Os Ministros do Comércio dos BRICS se reuniram hoje (14/12/11) em Genebra e manifestam importante trabalho de cooperação.

Dizem no documento que:


"Reconhecemos o grande potencial de crescimento tanto dos fluxos de comércio entre os países em desenvolvimento como da cooperação em investimentos nas próximas décadas. Acreditamos que os países do BRICS devam desempenhar um papel de liderança na cooperação Sul-Sul. Diante disso, comprometemo-nos a expandir ainda mais os laços econômicos, comerciais e de investimentos entre os nossos países. A expansão e o aprofundamento da cooperação econômica entre os países do BRICS podem não só atender aos nossos interesses comuns como também ajudar a promover o crescimento da economia global. Concordamos que as medidas para fortalecer a cooperação econômica e comercial entre nossos países devem ser adotadas de maneira crescente, proativa e pragmática."


Para ler a Declaração na íntegra acesse: Declaração Ministros do Comércio dos BRICS sobre cooperação

Feiras de Turismo: ir ou não ir ?


Uma decisão importante para empresas e órgãos de turismo: ir às feiras de turismo.
A resposta pode estar em outras perguntas. Quais os objetivos em participar de uma feira? Que tipo de público estará presente? Qual o custo benefício ? O que o evento oferece como diferencial ?
Essa reflexão é importante no cenário de grandes mudanças dos fluxos turísticos mundiais e, sobretudo quando as ferramentas de promoção e comunicação encontram outros meios de relacionamento com agentes de viagens, clientes e imprensa. Também para quem organiza tais eventos, temas como renovação, inovação, tecnologia são importantes para reter expositores e atrair clientes. Talvez a certeza é que nossa indústria não quer mais do mesmo.
A Atout France, agência  turística oficial da França anunciou que em 2012 não irá mais participar da FITUR em Madri nem da BIT em Milão. Suas razões são explicadas pelo diretor Christian Mantei, argumentando que os custos de participação aumentam, o público presente diminuiu e que o perfil do evento já não atende mais às necessidades dos empresários do setor. De acordo com ele, outras formas de comercialização trazem retorno mais eficaz. A agência continua  a participar de outras feiras como a WTM de Londres e a ITB de Berlim.
Todos de olho no retorno de seus investimentos e no diferencial que as feiras de turismo estão oferecendo a seus expositores e compradores. 
De qualquer forma, para um país, estar ausente de alguns eventos pode ser ruim para sua rede de relacionamentos, para empresas ou órgãos de turismo estaduais e municipais vale uma análise mais detalhada.
Minha experiência durante 8 anos de organização e participação nas feiras em diversos países, também leva refletir sobre os pontos mencionados acima, tais como:
- ter muito claro os objetivos e forma de participação;
- analisar  o custo-benefício dessa e outras ferramentas de comunicação e relacionamento;
- organizar uma agenda prévia para otimizar contatos e focar nos objetivos traçados;
- agrupar e executar diversas ferramentas como reuniões, agenda de imprensa, participação em seminários, dentre outras;
- e muito importante: manter a rede de relacionamentos durante todo o ano e, não somente no momento da feira.

11 de dezembro de 2011

Barcelona, Vancouver e África do Sul

A experiência de outros países na realização dos mega-eventos esportivos é uma oportunidade para acompanhar as grandes mudanças ocorridas no turismo. Copa do Mundo e Jogos Olímpicos são eventos bastante diferentes, que trazem oportunidades diferentes e ao mesmo tempo grandes benefícios para o setor de viagens.
Impossível trazer todas as informações, para isso é necessário ler e estudar os diversos estudos existentes sobre essas experiências. Uma visão panorâmica sobre Barcelona, Vancouver e África do Sul trazem alguns temas para reflexão do Brasil.
Vale ressaltar que estaremos realizando os dois eventos num curto espaço de tempo, portanto, nossos desafios e nossas oportunidades são igualmente potencializadas.
Qual é o legado para o turismo afinal ?

Barcelona: o grande legado é a re-urbanização da cidade e a completa mudança de percepção como destino turístico. Depois muitos anos, é visível a conquista do turismo espanhol adquirido com as transformações iniciadas com os Jogos Olímpicos.

Vancouver: o legado para o turismo é visível com a grande projeção de mídia que ocorreu a mais de uma ano. O aumento do número de visitantes, um maior conhecimento dos produtos e destinos turísticos e o orgulho de ser canadense, grande acontecimento para a população. Vale lembrar que o novo centro de convenções construído para a abrigar a imprensa nos Jogos de Inverno de 2010 é hoje um equipamento que mantém fluxos de visitantes e que passa por um trabalho permanente de promoção e captação de eventos.

África do Sul: a realidade mais perto da nossa. O legado, ainda em construção, está em novos equipamentos turísticos, infra-estrutura, e imagem do País. Vencer o desafio de realizar o evento, mostrar para o mundo a diversidade cultural e o turismo. Apenas se começa a colher os resultados pós-evento.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger