14 de agosto de 2010

A Feijoada entre os 10 sabores do mundo

O Lonely Planet publicou uma lista das 10 viagens ou lugares onde a comida local ganha destaque no mundo por sua unicidade. É claro que o Brasil aparece com a nossa deliciosa feijoada. A pesquisa que a EMBRATUR fez com os estrangeiros também coloca nossa herança gastronômica como a primeira na lembrança dos visitantes. Depois dela vem o churrasco, também apreciado e com a cara do Brasil.
O mais interessante deve ser a história por traz da feijoada, que se confunde com a história do país. Por um lado vinda dos "restos" de cortes de porcos das fazendas de café, das minas de ouro e dos engenhos de açúcar. A mistura com o feijão e água teria dado origem à receita. Se isso for lenda como alguns estudiosos defendem, ainda existe a história de origem de receitas portuguesas, onde a mistura de vários tipos de feijão com pedaços de porco teriam originado a versão brasileira.\
O que vale hoje é a criatividade, a relação com nossa história e o resultado da feijoada brasileira que se confunde com a mistura de raças, sabores, crenças e a brasilidade.




Veja mais no Lonely Planet:  http://www.lonelyplanet.com/europe/travel-tips-and-articles/42/74499?affil=twit

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger