10 de fevereiro de 2012

Megaeventos da década movimentam o mercado para os Turismólogos


A atividade acaba de ser reconhecida por lei e os turismólogos ficarão em evidência

A profissão de turismólogo foi recentemente reconhecida. No mês passado, a presidente Dilma Rousseff, sancionou a Lei que identifica o turismólogo como ocupação e não somente como formação. O momento para ter a profissão reconhecida não poderia ser melhor. Teremos pela frente, em um intervalo de menos de uma década, os dois maiores eventos esportivos do planeta: a Copa do Mundo Fifa de Futebol em 2014 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos em 2016.

Somente a Copa do Mundo de 2014 deverá trazer ao Brasil 600 mil turistas estrangeiros, o que significa um aumento de 12% no fluxo normal de visitantes ao país, de acordo com o governo federal. Além disso, aproximadamente três milhões de brasileiros devem circular pelas sedes do evento. Esse cenário promete oferecer excelentes oportunidades de emprego para diferentes classes de trabalho, entre elas o turismólogo. Esse profissional pode trabalhar desde o planejamento e gerenciamento de atividades até a coordenação de pesquisas relacionadas ao setor.

Reconhecer a profissão é um passo fundamental para o desenvolvimento econômico do turismo, o profissional reconhecido terá mais chances de se preparar e desenvolver os setores de serviços ligados ao turismo. A coordenadora do curso de turismo no Instituto de Ensino Superior de Brasília (Iesb), Mirela Berendt, cita a Austrália como uma nação que teve grande aumento no valor turístico após as Olimpíadas de Sidney em 2000. “A Austrália está aí para provar a importância desses eventos para o turismo. Antes, pouco se ouvia falar em viagens para lá. Hoje, já existem empresas especializadas em intercâmbio somente para esse país. Se seguirmos esse caminho, o mercado ficará forte e a profissão de turismólogo crescerá."

Eu concordo com a coordenadora Mirela Berendt: megaeventos são chances únicas de promoção e divulgação de uma região. Nós temos exemplos de países e cidades que se transformaram depois de receber eventos como os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Foi o caso da Espanha, com os Jogos de Barcelona em 92. O turismo da região até hoje é favorecido com a realização dos Jogos que ocorreram duas décadas atrás.

Com informações do jornal Correio Braziliense

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger