4 de setembro de 2010

Chegadas de turistas no mundo cresce 7% e Brasil cresce mais em receitas

Dados da OMT - Organização Mundial do Turismo mostram que os primeiros quatro meses de 2010 tiveram um aumento de 7% das viagens internacionais. Esse número mostra a recuperação do setor de viagens e turismo depois da crise mundial de 2009 que deixou um saldo negativo de 4%.

O destaque mundial de crescimento está na Ásia (+14%) enquanto a Europa cresceu 2%. A África teve um ótimo desempenho certamente com influência do Mundial da FIFA com 7% de crescimento. A região das Américas cresceu também na média mundial, +6% com destaque para um crescimento constante da América do Sul (+5%) e Caribe (+4%). No caso do Brasil, os últimos dados da INFRAERO registraram um crescimento nos desembarques internacionais na ordem de 9% nos primeiros sete meses do ano.
A informação que vale atenção é de que as receitas que os países recebem com os gastos dos visitantes não estão crescendo no mesmo ritmo que as chegadas internacionais, o percentual de crescimento não foi informado ainda mas é inferior a 7% de acordo com a OMT. No caso do Brasil, podemos afirmar que a entrada de divisas com os gastos dos estrangeiros é bem superior à média mundial, chegando a mais de 12% nos primeiros seis meses de 2010 em relação ao mesmo período de 2009 (Fonte: Banco Central).
Isso, ao lado por exemplo, das informações do governo dos EUA sobre o aumento de 9% de visitas de americanos nos primeiros quatro meses ao ano ao Brasil já demonstra a forte recuperação e desempenho do turismo internacional do Brasil em 2010.
A OMT também registra a vitalidade do turismo doméstico e regional, o que tem grande correspondência no Brasil com os desembarques domésticos que cresceram 22% nos primeiros quatro meses de 2010 e o grande movimento já registrado de sul-americanos em visita ao nosso país.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger