10 de março de 2011

Obstinação pelo valor

O relatório do Fórum Econômico Mundial divulgado essa semana fala da competitividade do turismo mundial sob diversos aspectos. Apesar de achar que as comparações feitas que levam ao ranking mundial podem nos levar a uma análise parcial de variáveis, considero o relatório de grande importância e concordo com os aspectos positivos e negativos relacionados ao turismo brasileiros.
O tema da competitividade é crucial para que possamos aproveitar o momento positivo da economia, a visibilidade com os eventos esportivos e utilizar os valores intrínsecos de nosso país para crescer no turismo.
Seja serviços públicos ou produtos privados, em todos os aspectos da cadeia produtiva já temos o diagnóstico do que precisa ser feito, e muito se tem feito! E ainda é pouco para que possamos estar no patamar global de exigências.
O visitante estrangeiro que vem ao Brasil é um cliente experiente, já conhece muitos lugares, adora o Brasil, mas encontra aqui um produto turístico caro. Caro quando se fala de valor do produto e não somente no seu preço em moeda.
O brasileiro que viaja cada vez mais dentro de seu país, ótimo aliás, também precisa de produtos e serviços que tragam o desejo de conhecer ainda mais seu território e valorizar a diversidade cultural.
Para todos os clientes, produtos segmentados, preparados para diferentes níveis de exigência, valor e aí sim, preços.
Vamos falar mais sobre isso...

2 comentários:

Marca ou Marco? disse...

Olá Jeanine, bom dia!
Concordo que para melhorar a oferta dos produtos turísticos brasileiros é necessário segmentar. Pensando nisto criamos a Confraria Virtual www.confrariavirtual.com.br, um portal de compras segmentadas na internet com segmentação para o setor de Viagens & Turismo. Chamamos de 2a geração de compras coletivas na internet, porque o conceito é segmentação com oportunidades únicas e exclusivas para um público alvo segmentado. Gostaria de lhe apresentar o portal e quem sabe colaborar para os empresários de turismo. O canal de ofertas visa oferecer uma vantagem com benefícios e valor agregado ao cliente.
Estou a disposição para mais informações.
Atenciosamente,
Eliane Almeida.

Dani Barbosa disse...

Ótimo post. Estou utilizando o Relatório de Competitividade 2009 do Forúm Econômico Mundial nas minhas pesquisas. O novo relatório já está disponível para o público em geral?
Houve alteração da posição do Brasil no ranking?

Abraços!
Dani

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger