28 de maio de 2011

Muito além da especulação

Ouvimos opiniões, pesquisas e até especulações sobre os preparativos para o Mundial de 2014 e os Jogos Rio 2016. Não vai ficar pronto, e a infraestrutura, e será que vamos conseguir... E isso aconteceu em TODOS os países que já realizaram esses eventos.
É claro que nosso País vive enormes desafios não somente para realizar os grandes eventos esportivos, como sobretudo para enfrentar as mudanças e o ritmo de crescimento dos últimos anos.
E não quero aqui tapar o sol com a peneira, e nem tenho o propósito de debater os temas que já estão no debate. 
Meu comentário está, agora, focado em dois outros pontos: acreditarmos em nosso País ( e em nós mesmos ) e, agir ( cada um na sua esfera).
O primeiro resgata o fato de que a realização dos grandes eventos dever estar ligada à união do Brasil, ao estímulo aos jovens que vão colher os frutos dos resultados daqui a 15 ou 20 anos. A cobrança, o monitoramento e a transparência são muito importantes, e devem vir acompanhadas de mensagens de crença, otimismo e busca de soluções. Devem também ir além dos eventos, pensar em seu legado econômico futuro, legado social, ambiental e de imagem.
A segunda reflexão fica para cada um, em sua empresa, instituição, comunidade, níveis de governo. Entendo que as responsabilidades são da sociedade, composta por diversos atores, com distintos níveis de responsabilidade. O que estou fazendo ? Como posso contribuir? Que sugestão posso dar ?
Temos uma oportunidade que pode se transformar em resultados monumentais internos e externos para o Brasil, e à toda a sociedade cabe uma parcela de responsabilidade. E tenho visto muitas, muitas iniciativas, mobilizações e metas estabelecidas em diversos níveis da sociedade, em diferentes lugares do Brasil.
Pode ser que nos falte mais informação, compartilhar e iniciativas.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger