23 de maio de 2011

Que momento para o turismo brasileiro !

Essa semana participo de dois eventos de turismo nos EUA. O primeiro, WTTC Summit reuniu cerca de 800 líderes do setor de viagens do mundo todo, falando sobre as possibilidades de crescimento da economia do planeta com a contribuição do turismo para o PIB mundial, a geração de empregos e a entrada de divisas. Hoje, começou o Pow Wow, evento exclusivo para profissionais para vender EUA pelo mundo.
E parei de contar as vezes que o Brasil foi citado, e as demandas de reuniões e conversas com empresários brasileiros. Trata-se de um grande destaque para o Brasil como grande emissor de visitantes, sobretudo com alto gasto no exterior. Também do poder das economias emergentes como líderes do turismo mundial com seus mega mercados domésticos.
Nosso setor  tem pela frente grandes oportunidades, para crescer internamente, gerando empregos e distribuindo renda pelo país de forma mais igual. No mercado internacional, seja nas viagens dos brasileiros para o exterior, seja dos estrangeiros que virão ao Brasil a lazer, para fazer novos negócios em função do crescimento da economia, ou ainda, porque os grandes eventos esportivos serão a rede de divulgação impressionante de um novo Brasil.
Além dos desafios de infraestrutura, qualificação e tantos outros, entendo que a busca do profissionalismo do setor ao mostrar sua importância para a economia do Brasil deve ser uma luta obstinada. Precisamos detonar uma jornada interna para mostrar o que é o turismo e seus benefícios econômicos, sociais e ambientais.
Mais do que isso, precisamos estar presentes aos fóruns globais, colocar nossa opinião, mostrar nosso país e ter papel ativo no debate e ações globais da indústria de viagens e turismo.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger