17 de janeiro de 2012

América do Sul tem o maior crescimento no turismo mundial em 2011.


O fenômeno global em que se transformou o turismo avança de forma significativa no Brasil. A indústria de viagens e turismo representa hoje 6% do comércio mundial e contribui com 5% do PIB do planeta.
Os resultados do desempenho do turismo em 2011 divulgados pela OMT - Organização Mundial de turismo mostram que não há outro setor com tanta capacidade de contribuir com a geração de postos de trabalho, principalmente para jovens e mulheres. No mundo o turismo é responsável por 1 em cada 12 empregos.

Um crescimento de 4,4%, em média, levou 980 milhões de pessoas a cruzar fronteiras ano passado. A Europa, que cresceu 6% reebeu a metade das pessoas que fizeram viagens internacionais. E a América do Sul foi a sub-região que mais cresceu (+10%), enquanto toda a região das Américas cresceu em média 4% e os países emergentes como um todo cresceram em média 3,8%. O Brasil saltou de 5,2 para 5,5 milhões de visitantes.

No campo das receitas com gastos de visitantes, a média de crescimento foi de 4%, e, alguns países registraram resultados muito superiores à essa média. Estados Unidos cresceram 12%, China 25% e Espanha 9%. O Brasil saltou de 5,9 bilhões de dólares em divisas em 2010 para 6,7 bilhões ano passado.
Os visitantes que mais gastaram em suas viagens vemos que os emergentes entraram de fato para o rol dos mais "gastadores": China +38%, Brasil + 32%, Índia + 32% e Rússia + 21%.
Para 2012 a expectativa  é de continuidade de crescimento do turismo no mundo, mesmo que em menor ritmo, entre 3 a 4 %, em média. As regiões emergentes mais uma vez devem continuar a receber muitos visitantes e a viajar bastante no ano que começa.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger