7 de janeiro de 2012

A Marca Brasil, blog Aquarela


O Brasil está em constante evolução. A Marca Brasil também. O símbolo utilizado como identidade nacional e internacional do turismo e dos principais produtos de exportação do Brasil passou por uma atualização e ganhou versão 3D (tridimensional).
Lançada junto com o Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional, que norteia as ações de promoção turística do País no exterior, a Marca Brasil nasceu em 2005 a partir de uma concorrência nacional vencida pelo designer Kiko Farkas. A seleção aconteceu entre cinco finalistas de 37 escritórios inscritos, numa parceria entre a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e a ADG (Associação de Designers Gráficos) que, além do suporte técnico, garantiu o envolvimento da sociedade no processo.
As cores da “marca” foram escolhidas a partir da opinião de 190 operadores turísticos de 18 mercados, 1.200 turistas que visitaram o país e 5 mil pessoas de 18 países que nunca estiveram no Brasil. Esse público indicou a sua visão do Brasil: o Brasil é um país visto com muitas cores. O verde, que reflete as florestas; o amarelo, que ilustra o sol e luminosidade; o vermelho e laranja, relacionados às festas populares; o azul do céu e da água; e por fim, o branco, para as manifestações religiosas.
O diretor de Marketing da Embratur, Walter Vasconcelos, explica que o símbolo está incorporado, desde sua criação, a todo o programa de promoção, divulgação e apoio à comercialização dos produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no exterior e que os frutos já começaram a aparecer. Segundo ele, a Marca Brasil atingiu um índice de reconhecimento de 20% pelos turistas estrangeiros, conforme pesquisa encomendada ao Instituto Zaytec pela Embratur. “Este é um resultado muito bom pelo pouco tempo de exposição, desde sua criação.”
Ao longo de seis anos de existência, empresas de turismo como a CVC, e companhias aéreas como Varig e TAM, aderiram à marca, além de outras companhias que utilizaram-na em seus produtos para exportação como a Grendene, Nestlé, Rosa Chá, Penalty, Antarctica e Matte Leão. Vasconcelos destaca que desde a criação foram atendidos mais de 2 mil solicitações. “Até maio deste ano, o símbolo foi utilizado em produtos e publicações de diversas empresas em 25 países.”
Serviço: A cessão da logomarca é de exclusiva responsabilidade do Ministério do Turismo que, por meio da Embratur, autoriza sua utilização em produtos e projetos que promovem o Brasil no exterior e divulgam a diversidade cultural e as belezas naturais do País.
Os interessados em utilizá-la devem entrar em contato pelo e-mail marcabrasil@embratur.gov.br e apresentar o projeto de utilização. Os pedidos serão avaliados pela Diretoria de Marketing da Embratur.
Para conhecer o manual da Marca Brasil, acesse: http://migre.me/57Whk

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger