25 de janeiro de 2012

Gastos do brasileiros e comportamento de viagens

Não é novidade que os brasileiros gastaram muito em suas viagens ao exterior em 2011. 
Foram USD 21,1 bilhões no total.
Alguns comentários considero importantes. No decorrer do ano, até o mês de Agosto, a média de crescimento era de 44% em relação aos oito primeiros meses de 2010. Com a alteração cambial, quando o dólar subiu a um patamar de 1,7 ou 1,8, o percentual de gastos caiu em relação aos mesmos meses do ano anterior. Nos últimos três meses do ano, a média de crescimento ficou em 2,6%.
O ano fechou com um crescimento de 29,3% em relação a 2010, e com um déficit de USD 14,4 bilhões. Os gastos dos estrangeiros no Brasil fecharam  em USD$ 6,7 bilhões.
E esses números podem servir para entendermos como é o gasto dos brasileiros em suas viagens ao exterior. Por exemplo, dados do VISA mostram que 73% do total dos gastos que fizemos em 2010 foram em compras, principalmente em lojas de eletrônicos e de materiais esportivos. Não foram em atrações turísticas ou culturais.
O comportamento de viagens vem mudando muito porque os chamados destinos "maduros", como Europa e EUA têm oferecido muitas opções de compras e novidades aos brasileiros. O inverso, ou seja, o comportamento dos estrangeiros no Brasil é mais voltado ao conhecimento de lugares, cultura e entretenimento.
Essa variáveis e muitas outras podem ser importantes para a análise de empresas e organismos de promoção de destinos para otimizar a permanência dos visitantes em suas cidades, aprimorar a oferta de produtos e destinos turísticos; e por que não oferecer mais produtos brasileiros aos estrangeiros que nos visitam ?  Muito a fazer, que bom !

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger