21 de dezembro de 2010

Estrangeiros gastam 11% mais no Brasil até novembro

O Banco Central divulgou os dados de gastos no Brasil e no exterior com a movimentação de turistas. No período de janeiro a novembro desse ano, comparando com o mesmo período de 2009 registraram por parte dos brasileiros 51,5% a mais nos gastos no exterior; já os estrangeiros gastaram 11% a mais no Brasil. Os meses de fevereiro e março foram os recordes de aumento de gastos dos brasileiros no exterior, cerca de 81% a mais que em 2009. No caso dos gastos de estrangeiros por aqui, os melhores meses foram fevereiro, março e novembro, cerca de 18% mais.
A diferença que existe está no número de viajantes, mesmo que os gastos dos brasileiros sejam muito superiores, o número de pessoas viajando (cerca de 4 milhões ao ano) é menor do que dos estrangeiros que chegam no Brasil ( cerca de 5,2 milhões ao ano). 
Se o gasto dos estrangeiros no Brasil já é alto, o dos brasileiros no exterior é ainda mais alto, o que chama a atenção de alguns países que buscam clientes dos emergentes. Qual a diferença? Os demais emergentes crescem mais em número de viagens e nós, brasileiros, ainda somos um pequeno mercado emissor em crescimento, e grande em termos de gastos ( o que interessa bastante ).
O ano de 2010 deve fechar em cerca de US$ 5,8 bilhões em receitas, o mesmo patamar de 2008, isso significa uma recuperação de nosso turismo internacional e um cenário de maior crescimento para 2011, o mesmo que ocorre no resto do mundo. 
A contribuição do turismo para a economia nacional é importante, enquanto o PIB deve crescer na casa dos 7,5%, os gastos de estrangeiros devem fechar o ano com crescimento entre 11 e 12%.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger