18 de novembro de 2010

O equívoco sobre marcas na promoção do turismo

Antes de criar uma marca, de qualquer produto, mas nesse caso em turismo, é preciso ter um conceito. São necessárias pesquisas e embasamento técnico, bom briefing e ainda muitos anos de promoção para que a marca de turismo de um país se consolide no exterior.
A Marca Brasil foi construída durante 1 ano e 8 meses de pesquisa e trabalho de conhecimento de mercados, e ainda muita competência do designer Kiko Farkas que ganhou o concurso no Brasil.
Está equivocado, de forma geral, querer fazer marcas de cidades ou regiões no exterior. A não ser para produtos muito específicos e mercados muito maduros ( por exemplo falar de Santa Catarina na Argentina!).

Mas no geral, o mundo fala de América do Sul, mal fala de Brasil como destino na maioria dos casos. No momento em que apenas começamos o trabalho de promoção, que vamos realizar o mundial de 2014, os Jogos Rio 2016 e o Brasil tem uma grande oportunidade de ser mais conhecido, precisamos falar do Brasil.
E o inverso, temos que agregar ao turismo o tema das exportações, dos investimentos, dos produtos brasileiros, da cultura brasileira. O turismo será beneficiado se ampliarmos nossa estratégia e não se começarmos a ter muitas marcas soltas pelo mundo falando de coisas que as pessoas não vão entender!
Marcas exprimem conceitos, não são somente "rótulos".
É hora de unificar ainda mais a promoção do Brasil no exterior e trazer outros setores ligados à exportação e imagem para obter sucesso para o país.

1 comentários:

Dani Barbosa disse...

Ótimo post!Não só está na hora do Brasil consolidar sua imagem no exterior como um destino turístico de excelência como desenvolver parcerias internas que fortaleçam a marca Brasil de forma homogenia em diversos setores.

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