Desde 2005 a experiência no trabalho de relações públicas na EMBRATUR nos possibilitou monitorar a imprensa internacional sobre os temas positivos e negativos que impactam a imagem do Brasil. O relacionamento com a imprensa dos principais países emissores de turistas e a presença constante nos mercados por meio das ações de promoção foram oportunidades de conhecer e entender melhor como se formam a imagem, idéias e alguns esteriótipos.
Nossas mensagens são percebidas de forma diferente em cada país. Cada veículo e o nível de relacionamento geral com cada nacionalidade trazem diferentes níveis de percepção. E também trazem alguns pontos comuns: o papel do Brasil no cenário econômico mundial, o grande mercado interno e a liderança do Presidente Lula são alguns dos temas comuns. E a segurança pública faz parte das análises quando entendemos os desafios de nosso país no cenário global para a construção de sua imagem.
Mas diante dos imensos desafios que o Rio atravessa nos últimos dias, existe algo novo e muito importante.
As notícias sobre o Brasil e o Rio no exterior acerca dos recentes episódios não se limitam a falar dos lamentáveis fatos. Falam da atuação articulada e do combate ao tráfico pelas autoridades; mencionam o apoio da população às mudanças estruturais. As UPPs ( Unidades de Polícia Pacificadora ) são reconhecidas como políticas consistentes para retomar definitivamente os territórios que pertencem a cada comunidade carioca.
Isso tem impacto na imagem do Brasil no exterior. Temos a oportunidade de mostrar a determinação das autoridades no enfrentamento de um tema tão complexo e de difícil abordagem.
Essa estratégia que o Rio coloca em curso se combina com um novo momento econômico e de inclusão social.
É preciso mostrar ao mundo o que de fato acontece no Rio para além dos episódios atuais.
1 comentários:
Jeanine,
Que informação valiosa você nos tras!
É fundamental que episódios como este não maculem o esforço empenhado nos últimos anos para ampliar o turismo nacional! Obrigado!
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