Muitas vezes ouço que os meios digitais, as redes sociais são o futuro da comunicação. Será? Na minha modesta opinião não. O futuro a algo superior pertence e o presente com certeza já pertence a esses meios.
São mais de 350 milhões de pessoas nesse exato momento em que escrevo aqui falando nas redes e com certeza estão falando sobre você, sua marca, sua empresa.
Vale destacar que o importante não é saber somente quais são essas redes, quantas são, mas a mudança de comportamento que elas acarretam.
Antes, o consumidor era o consumidor, simples e pronto. Hoje, todos se tornaram meio do processo, são consumidores, multiplicadores, fidelizadores, um consumidor não só consome, mas vende, replica, tweeta, promove, posta.
A internet proporciona a comunicação de todos para todos e não de um para todos como a publicidade convencional anterior. Por exemplo, eu, nesse exato momento, poderia estar ajudando uma empresa com a qual me identifico a vender passagens, ou a promover um evento, ou até vender um carro. É fato, se eu falo sobre algum carro ou alguma companhia aerea os meus 1000 seguidores vão acreditar mais em mim do que na empresa falando, porque sou imparcial e ao mesmo tempo tenho credibilidade no grupo a qual pertenço.
E como fazer para usar desses meios? Como fidelizar pessoas? Como ter uma presença interessante nas redes?
Primeiro, identificar quem e onde você quer chegar e atingir. Depois saber que é um caminho sem volta, ao entrar em uma conversa tem que conversar todo dia e nunca sumir e por ultimo desenvolver suas estratégias e monitorar. As estratégias vão determinar todo o trabalho, o conteúdo, os videos, audios, fotos, promoções e tudo que você quiser.
Na minha opinião essas são as palavras do momento para estar presente nas redes:
Relevancia
Criatividade
Precisão
Inovação
Competitividade
E RELACIONAMENTO.
Entretanto, é essencial ressaltar que a estratégia de comunicação de uma empresa depende diretamente de seu público-alvo, seus objetivos, necessidades e metas. Uma boa comunicação é a que sabe atingir seus objetivos planejados e não aquela que utiliza todos os meios sem foco pré definido.
E não se esqueça, talvez você não se importe com isso, mas muita gente está falando de você nas redes, cabe a você querer agir, reagir ou esquecer (esquecer pode acarretar em um grande potencial de viralização caso estejam falando mal). Bem vindo às redes.
7 comentários:
Muito bacana :)
DEZ!
A dinâmica da informação e das opiniões faz com que as redes sociais sejam propagadoras de opiniões que com certeza abrem o campo promocional e publicitário na hora de "vender" um produto. falando em turismo, desde o Novo Turismo o turista mudou seu comportamento e passou a ser consumidor por isso a utilização das redes sociais no turismo são de grande importância. Jã não estamos falando com um público q quer comprar apenas sonhos, mas sim um produto que lhe agrade. Parabéns Jader pelo seu POST e parabéns Jeanine pelo seu BLOG. Um grande bj
Até pouco tempo atrás eu imaginava que os blogs seriam extintos. Principalmente após o surgimento do Facebook que, de certa forma, pode funcionar como um blog. Hoje acredito que os blogs estão se fortalecendo e, tanto quanto as redes sociais, estão sendo lidos e ouvidos.
O futuro não são as redes sociais e cncordo que elas são o presente. Em um ano talvez veremos surgir um novo meio de comunicação que revolucionará.
Por fim, seria muito bom se algumas empresas e organizações se atentassem (com o intuito de melhorar o serviço) ao que está sendo dito sobre elas ou seus produtos nos novos meios de comunicação.
Oi Jeanine,
O blog esta de cara nova! Adorei essa nova interface!
Muito mais moderna e de facil leitura!
Parabens!
Excelente abordagem sobre um tema super atual. É importante passar a ver o consumidor/internauta como influenciador no processo decisório e construtor da imagem da empresa.
Parabéns Jader pelo artigo e Jeanine pelos temas atuais e interessantes.
Jeanine e Jad... texto lúcido!
O facebook, o orkut, o twitter... nos permitem acompanhar atividades, assuntos, notícias...
Mas o blog tem uma função interessante não encontrada nestes outros. É como se fosse um periódico mais aprofundado.
Apropriação muito relevante e interessante esta feita neste blog. Tá lindo e dinâmico!
Foi pro meu "Favoritos"!!!!
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