2 de janeiro de 2011

Discurso do Embaixador Celso Amorim em sua despedida do Itamaraty

Hoje estive na posse do Embaixador Antonio Patriota como Ministro das Relações Exteriores, que fez uma belíssima fala para os presentes. Além de tê-lo desejado pessoalmente muito sucesso em seu desafiador trabalho também pude, com muita satisfação cumprimentar o Embaixador Celso Amorim por seu emocionante discurso. Reproduzo abaixo um trecho de sua fala, e coloco o link completo para aqueles que desejarem ver seu discurso maravilhoso.


..."A segunda razão pela qual estou especialmente contente é o sentido de dever cumprido. Fizemos o que dissemos que iríamos fazer. Quem tiver a paciência ou a pachorra de ler o discurso de posse que eu fiz – ou a parte, naturalmente menor, correspondente à política externa do discurso do Presidente Lula de oito anos atrás -, verá que realizamos o que prometemos. Enfrentamos o desafio de negociações comerciais complexas que vinham sendo conduzidas de forma que faziam prever resultados muito negativos para o desenvolvimento de nosso País.
Voltamos a fazer do Mercosul e da América do sul uma prioridade efetiva. Redirecionamos o foco da nossa diplomacia, buscando explorar novos horizontes, sem abandonar parcerias tradicionais – ao contrário, reforçamos essas parcerias. Entre esses novos horizontes, quero destacar, entre outros, a África, onde não fomos buscar apenas novos parceiros comerciais – fomos buscar a nós mesmos, nossas próprias origens, freqüentemente esquecidas. Também desenvolvemos relações novas com os países do Oriente Médio, com a Índia, com a China, com quem formamos o IBAS e o BRICS.
Talvez o mais importante de tudo é que praticamos uma política externa altiva e ativa, na qual o povo brasileiro se reconhece. Tenho tido a oportunidade de constatar esse fato nas ruas e nas praças, onde ando sem segurança e sem assessores, nas manifestações positivas de parte da nossa elite intelectual e também da parte de gente simples, que antes talvez nem sequer ouvisse falar no tema das relações exteriores. Uma política que foi também desassombrada e solidária, como muito bem resumiu o nosso maior poeta a um tempo erudito e popular, Chico Buarque: “não fala fino com os poderosos e não fala grosso com os mais fracos”.
Nessa política em que o foco se dirigiu bastante para a cooperação sul-sul, alguns fatos são ilustrativos. Poderia falar das muitas viagens do Presidente Lula, mas elas certamente farão parte dos relatórios. Nessa cerimônia, em que estou envolvido mais diretamente, menciono apenas duas coisas. Fui mais vezes a Porto Príncipe do que a Londres, e estive em São Tomé e Príncipe tanto quanto em Washington." Celso Amorim
Discurso completo: http://www.itamaraty.gov.br/sala-de-imprensa/notas-a-imprensa/discurso-do-embaixador-celso-amorim-na-cerimonia-de-transmissao-do-cargo-de-ministro-de-estado-das-relacoes-exteriores-2013-brasilia-2-de-janeiro-de-2011 

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger