9 de fevereiro de 2011

Falar com quem sobre o Brasil ? ( Aquarela texto 4)

PARA QUEM COMUNICAR:     

A estratégia de comunicação do turismo como produto ou destino turístico não foi estabelecida como uma estratégia de massa. Era preciso tornar o Brasil um lugar conhecido por aqueles que comercializavam os produtos, indicavam aos clientes e buscavam fornecedores no País. Para tanto, chegar aos operadores de turismo e aos agentes de viagens era o passo inicial necessário para que os turistas passassem a saber quais experiências, que produtos e o que poderiam fazer no Brasil.
Depois dos operadores de turismo e agentes de viagens, novas estratégias e ferramentas de comunicação passaram a ser estabelecidas com os dois outros grupos: a imprensa internacional e os  potenciais visitantes ao Brasil.
A definição das mensagens: o que comunicar

No que diz respeito ao conteúdo da comunicação, foi estabelecida uma mensagem global para todos os mercados e que se converteria em um guarda-chuva para todos os produtos a serem ofertados. A mensagem seria o elemento que integraria todas as ações de comunicação e promoção turística internacional.
Esta mensagem global se concretizou em três elementos:
  • O Decálogo, conjunto dos argumentos e dos valores que têm que levar à decisão do turista potencial de viajar ao Brasil. 
Derivado da análise dos produtos turísticos disponíveis, da imagem, do posicionamento do Brasil e de seus principais concorrentes, foi elaborado na perspectiva do posicionamento desejado no mercado turístico mundial, e é a síntese temática que define o que é o Brasil, seus atrativos e sua diversidade. Traduzido em palavras que explicam o Brasil definido pelo turista que já vem ao paísl, pelo turista potencial, pelos profissionais do setor de turismo brasileiro e estrangeiro, o decálogo se constitui dos seguintes valores ou conceitos:

NATUREZA:
A MAIOR BIODIVERSIDADE DO PLANETA

CULTURA VIVA:
Ver, sentir, comer, dançar, ouvir, festejar...

POVO:
Fé, esperança, hospitalidade e alegria

CLIMA:
Sol, sombra, brisa e água fresca o ano inteiro

MODERNIDADE:
Juventude e modernidade num país de contrastes

    2 comentários:

    Senhora disse...

    Oi Jeanine, tudo bem?
    Meus parabéns pelo blog e pela tarefa hercúlea de erguer e capitanear o Plano Aquarela.
    A tradução do material do Plano Aquarela publicado no brasilnetwork.tur.br ficou a cargo de quem?

    Jeanine Pires disse...

    Obrigada! Foi um trabalho de profissionais e, sobretudo, de equipe. Sobre a tradução sugiro que você consulte a EMBRATUR, não tenho a informação.

    Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

     
    Powered by Blogger