24 de fevereiro de 2011

Rio está entre as dez metrópoles que melhor reagiram à crise mundial, Guilherme Barros


De acordo com a pesquisa Global Metro Monitor, realizada em Londres, o Rio saltou da 100ª para a 10º posição entre as cidades que melhor reagiram à crise econômica mundial, à frente das gigantes Nova York, Paris, Berlim, Madri e Barcelona.
A pesquisa analisou os itens “geração de emprego” e “aumento de renda”. Nos últimos três anos, o Estado gerou cerca de 450 mil empregos e registrou um crescimento de 60% no número de novas empresas. Com isso, o índice de desemprego no estado (5%) está abaixo da média nacional (6%) e é quatro vezes inferior aos 20% registrados na Espanha, por exemplo.
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Júlio Bueno, esse balanço positivo é resultado de uma série de estratégias adotadas pelo governo – inclusive para a capital – para a atração de novos empreendimentos para o estado.
“Criamos um ambiente propício com desenvolvimento tecnológico, melhoria do ambiente de negócios, incentivos financeiros e tributários e investimentos em capacitação profissional de mais de R$ 80 milhões”, explica.
O ranking da Global Metro Monitor é liderado por Istambul, na Turquia, e a cidade chinesa de Shenzen aparece em segundo lugar. O terceiro lugar ficou com Lima, no Peru, e Santiago, no Chile, aparece em 5º.
No Brasil, apenas o Rio figura entre as 10 principais. São Paulo ocupa a 25º posição e Belo Horizonte, a 22º. O dinamismo do Rio de Janeiro desbancou Nova York (77º lugar), Paris (96º lugar), Berlim (111º lugar), Madri (142º lugar) e Barcelona (148º lugar).
O estudo, publicado em conjunto pela London School of Economics e pela Brookings Institution, compara o dinamismo econômico das 150 maiores metrópoles do mundo nos períodos anterior (1993-2007) e posterior (2008-2010) à crise. A íntegra da pesquisa pode ser acessada aqui: Global Metro Monitor.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger