Nesses primeiros vídeos e textos que abordamos o tema da construção do Plano Aquarela, a estratégia de marketing internacional do turismo brasileiro, alguns grandes aprendizados e resultados foram muito importantes para que a metodologia seguisse seus passos de constante atualização e melhoria:
1. A estratégia do plano foi desenhada com bases profissionais e de estudos. Tanto a decisão política de fazer um plano profissional como a liderança da consultoria da Chias Marketing e as pesquisas realizadas foram passos iniciais para que as metas e as primeiras linhas fossem tratadas. Não trabalhamos com o que "achávamos" e sim com dados e experiências que nos deram a certeza do caminho novo e profissional. Ao longo dos anos, o profissionalismo e a experiência da equipe da EMBRATUR foi liderando o processo de elaboração das diversas fases do Plano.
2. A participação de diversos setores do turismo nacional e internacional mostrou maturidade. Os intensos debates internos com o setor público e privado no Brasil, as pesquisas com os operadores estrangeiros foram importantes para que, além da construção contar com a opinião e experiência de todos que trabalhavam com a promoção do Brasil, sua implementação também foi positiva porque foi participativa;
3. A constante atualização do plano não o deixou caducar. A contratação de permanentes pesquisas, estudos, a análise dos mercados emissores e a permanente revisão e atualização do plano fazem dele uma estratégia sempre renovada. Não existe promoção sem estratégia e metas, e ao mesmo tempo. essas devem ser revistas e repensadas à luz das mudanças nos cenários mundial e local.
0 comentários:
Postar um comentário