24 de fevereiro de 2011

Câmbio? A notícia é ótima!

24/02/2011 - 15h32 - FOLHA.COM

Governo autoriza correios e casas lotéricas a operarem câmbio


JULIANA ROCHA
DE BRASÍLIA

Atualizado às 17h37.

As casas lotéricas e as agências dos Correios foram autorizadas, nesta quinta-feira, a fazer operações de compra e venda de moeda estrangeira. Esses agentes já operavam com recebimento e transferência de dinheiro para o exterior.
Com a autorização, as lotéricas e Correios poderão comprar e vender moeda estrangeira no limite de US$ 3 mil por operação. É o mesmo limite para transferências.
A autorização para operações de câmbio para esses correspondentes foi concedida pelo CMN (Conselho Monetário Nacional), formado pelos ministros da Fazenda e do Planejamento e pelo presidente do Banco Central.
A autorização não exige que todas as casas lotéricas e agências dos correios sejam correspondentes cambiais, como denominou o Banco Central. Aquelas que tiverem interesse poderão fazer um contrato com um banco, como se fossem um correspondente bancário.
Na mesma decisão, o governo autorizou as agências de turismo que já operam com compra e venda de moeda estrangeira a operar também com transferências internacionais. Dessa forma, eles poderão ser usados por pessoas que queiram enviar dinheiro ao exterior ou receber.
O chefe da gerência executiva de câmbio do BC, Geraldo Magela, explicou que as medidas foram tomadas para aumentar o número de instituições no Brasil com autorização para operar com moeda estrangeira. A preocupação do governo é que não falte prestadores de serviços nessa área durante a Copa do Mundo de 2014, quando o país deve receber mais visitantes estrangeiros
.

2 comentários:

OSTETTO disse...

Oi Jeanine. Poderia citar o número do normativo do CNM que autorizou as agências de turismo a operarem com transferências internacionais, por favor. Excelente notícia. Chega do quase monopólio do Banco do Brasil com o western union. Abraço.

Unknown disse...

Ostetto, obrigada pelo comentário. Sugiro que você busque no site do BC, e nos jornais de hoje. Não sei o número da normativa.
Considero que termos pontos de troca de câmbio em diversos lugares vai facilitar a vida dos visitantes e, melhor, vai oficializar as trocas cambias, trazendo mais divisas.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger