16 de fevereiro de 2011

Fazer a limonada, melhor, a caipirinha !

A breve experiência de trabalhar com a promoção internacional do Brasil como destino turístico durante quase 8 anos me traz a uma reflexão sobre a necessidade de tratar de forma diferenciada a imagem do Pais no cenário mundial.
Não somente porque as oportunidades de realizar a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016 vão trazer uma visilidade mundial que não pode ser disperdiçada, mas sobretudo, porque o Brasil vive grandes mudanças internas e tem um papel cada vez mais importante no cenário global.
Todas as mudanças internas que o pais vive  em sua realidade social e econômica; as transformações culturais e políticas podem ser trabalhadas no sentido de mudar a percepção que os brasileiros têm de si mesmos. E muito além disso, no mundo globalizado de muita competição entre empresas, marcas, lugares e valores, a percepção que o mundo tem do Brasil pode chegar mais perto da realidade e contribuir para que internamente as mudanças sejam mais solidas e plenas.
Na verdade acredito que podemos cuidar de nossa reputação de forma coordenada, no longo prazo, ao mesmo tempo em que buscamos tornar nosso pais mais competitivo no cenário mundial.
A sugestão é que os setores público e privados que lideram as ações no mercado gobal trabalhem juntos e alinhem seus pensamentos e ações por meio de uma estratégia única de país. Juntar atração de investimentos, com promoção do turismo; associar  nomes de lideranças e celebridades a marcas de produtos de exportação; utilizar relações diplomáticas aliadas a ferramentas de relações públicas e relacionamento com a mídia mundial. São apenas alguns eixos de atuação que são eficazes com suas estratégias individuais ou diferentes mensagens que podem estar alinhados e direcionadas de uma forma mais coordenada e eficaz.
O Brasil já ocupa um lugar importante num certo "vácuo" do mercado global, do consumo de valores e produtos. A oportunidade de realizar a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos e Para-Olímpicos trarão ao Brasil um momento em que percepção e conhecimento da nossa realidade estarão próximos como nunca. A um valor imensurável de comunicação e marketing espontâneo global.
Temas como aquecimento global e as medidas que o país mostra ao planeta, energia renovável, a liderança no continente sul-americano, são ações de nosso país que afetam a vida de outras pessoas em outros países, e portanto, farão com que nossas atitudes passem a importar mais.
Vamos fazer a limonada, melhor, a caipirinha !

4 comentários:

Dani Barbosa disse...

Fantástico o post! Planejar e atuar de forma integrada para ampliar a visibilidade do Brasil em escala global.
Tá na hora dos nosso líderes despertarem para o fato que a Copa e as Olimpíadas vão muito além de grandes eventos. É a chance do país
fazer a diferença em diversos campos e se firmar como uma potência.

Unknown disse...

É verdade Dani, além disso, precisamos lembrar que está comprovado que os efeitos, por exemplo, dos Jogos Olímpicos são em sua maioria sentidos depois da realização do evento. Devemos pensar além dos eventos esportivos, além da década

Thiago Duch disse...

Jeanine,
Para mim é um orgulho estar fora do país e reconhecer o meu Brasil com um dos melhores lugares do mundo!
Por todos os cantos escuto algo como: - não acredito que você deixou aquele calor todo do Brasil para passar frio por aqui, como também - se eu pudesse, viveria no Brasil!!
É por essas e outras que precisamos a mar aquilo que somos e de onde viemos.
Jeanine, aproveitando esse espaço de conversa, gostaria de lhe fazer algumas perguntas me particular.
Sou pesquisador do departamento de economia e gestão da Universidade de Aveiro/Portugal, e estou elaborando um trabalho de pesquisa sobre a a oportunidade de marketing de destino frente a Copa 2014. Posso enviar-lhe um e-mail?
Um grande abraço
Duch
thiagoduch@ua.pt

Unknown disse...

Thiago, valeu o comentário! você pode usar meu email pra se comunicar (jeaninepires@me.com). A proveita e colabora aqui no bolg com tuas pesquisas! Jeanine

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger